sábado, 11 de julho de 2009

MAIS DESABAFOS

Tenho 20 anos de carreira. Fui contratado durante 7 anos. Corri Ceca e Meca , nesses anos de início da carreira.
Mesmo assim, não me custava. Agora,os anos já começam a pesar. Estou quase com meio século de vida.
Os Invernos aqui não são a brincar. É gelo, é neve... Andar nas estradas é , muitas vezes , um verdadeiro perigo.
Sei bem o que custa ficar longe de casa. Ainda há dois anos fiquei a 125 Km de casa e cada semana parecia-me um ano.
Este ano estava a 70 Km . Apesar de tudo, era bom, já que podia ir e vir todos os dias.
Agora, a 130 Km é que não tenho hipóteses nenhumas.
E acontece que muitos que estiveram sempre atrás de mim na lista graduada conseguiram, com este concurso, ficar perto de casa, já que colocaram nas preferências escolas próximas do seu concelho de residência, mas fora do QZP de origem.
Assim, houve colegas que conseguiram ficar em Quadro de Agrupamento a 20 ou 30 Km de suas casas. Eu não podia. Primeiro porque vivo junto à fronteira com Espanha e depois porque o mais próximo de mim (fora do QZP da Guarda) são Agrupamentos de Penamacor e Belmonte (onde não há quase nenhuma vaga) e Covilhã e Fundão (onde há escolas, mas muitos interessados).
No meu Agrupamento deste ano, apenas eu e um colega da Educação Especial ficámos colocados (neste concurso) longe da residência.
Alguns colegas , com muito menos tempo de serviço, conseguiram ficar em QA próximo da residência , no distrito de Viseu ou Coimbra.
O colega do Ensino Especial ficou em Cinfães, embora resida na Guarda. Mais um desgraçado.
Algumas colegas que estavam no meu Agrupamento, este ano, não foram colocadas neste concurso. E que interessa, se vão ter , agora, hipóteses de ficar perto da sua residência no concurso DACL? Tomara eu de não ter sido colocado.
Porque é que é sempre a mesma treta e não saem logo as vagas todas?
Isso é que me revolta...

Sem comentários: